quarta-feira, 16 de maio de 2007

ADOLESCÊNCIA




ADOLESCÊNCIA

Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizado por alterações físicas, psicológicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida.
Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível do intelecto (inteligência; entendimento).
No aspecto social o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adapta ideologias.
Os aspectos psicológicos são as mudanças na menta da pessoa, ou seja, em sua maneira de pensar. Geralmente, essas alterações trazem mudanças na maneira de agir.
A situação do adolescente na família geralmente muda. Até então, ele era apenas uma criança de que se exigia pouca responsabilidade. A parti da adolescência, os pais costumam cobrar atitudes mais adultas, querem mais seriedade, mais aplicação nos estudos e mais responsabilidade.
O adolescente costuma questionar de tudo: os valores da sociedade, a ordem mundial. Por isso é comum o jovem revolta-se contra normas impostas. Antes ele obedecia. Agora, quer se guiar por seus próprios sentimentos, formar suas próprias opiniões, adquirir experiências sozinho.



PUBERDADE


Ao componente biológico das transformações características da adolescência dá-se o nome de puberdade. A puberdade não é, portanto, sinônimo de adolescência, mas uma parte desta, compreendendo o período desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pêlos pubianos), até o completo desenvolvimento física e parada de crescimento.
A idade de início da puberdade apresenta ampla variação individual, ocorrendo no sexo feminino mais freqüentemente entre 9 e 13 anos e no sexo masculino entre 10 e 14 anos de idade. O processo de crescimento e desenvolvimento da adolescência ocorre em diversos setores do organismo, porém as manifestações mais evidentes e marcantes relacionam-se ao aumento de altura e peso e à maturação sexual.
Considera-se como puberdade atrasada a ausência de qualquer característica sexual secundária em meninas a partir dos 13 anos de idade e em meninos a partir dos 14 anos de idade. Já a puberdade precoce pode ser considerada quando o início das características sexuais nas meninas ocorre antes dos 8 anos e nos meninos antes dos nove anos.


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!!!
Parabéns!

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado