terça-feira, 8 de maio de 2007

Orgão Genital Masculino






O sistema genital masculino é formado por diversos órgãos, entre os quais destacaremos: os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, as glândulas ou vesículas seminais, a próstata, os ductos ejaculatórios e o pênis.



Testículos:




Os testículos são os órgãos sexuais essenciais (gônadas) no indivíduo do sexo masculino que servem para produzir os gametas masculinos (espermatozóides) e o hormônio sexual masculino testosterona. Diferentemente das estruturas reprodutivas femininas, que estão localizadas dentro da cavidade pélvica, os órgãos reprodutivos masculinos ficam do lado de fora do abdômen. Dentro de cada testículo existem, em média, 900 tubos finíssimos, chamados túbulos seminíferos. Neles são produzidos os espermatozóides, que são os chamados gametas masculinos.




Epidídimos:



O epidídimo é um duto espiralado comprimido, localizado na extremidade superior dos testículos. Desenrolado, ele poderia medir aproximadamente 6 m de comprimento. Os espermatozóides são armazenados no epidídimo por até duas semanas, local onde eles amadurecem, desenvolvem mobilidade e tornam-se capazes de fertilizar.





Ductos diferentes:







Os vasos deferentes são um longo tubo curvo, que começa na extremidade caudal do epidídimo e sobe do escroto para o interior da região abdominal. Depois, passam sobre a bexiga vesical e fazem conexão com as vesículas seminais, na região pélvica, para formar o ducto ejaculatório. Além de funcionarem como parte do sistema de transporte de espermatozóides, também agem como locais de armazenamento para a maior parte dos espermatozóides produzidos até a ejaculação. O processo completo de maturação de espermatozóides, desde o seu início primitivo nos túbulos seminíferos até a sua forma completamente madura nos vasos deferentes, leva cerca de 74 dias.



Glândulas ou vesícula seminais:







As vesículas seminais são duas bolsas localizadas na região pélvica, atrás da bexiga. Sua finalidade primária é fornecer uma secreção viscosa, alcalina, que forma uma parte do fluido seminal. O fluido seminal é freqüentemente referido como sêmen e inclui secreções provenientes das vesículas seminais, próstata e glândulas bulbo uretrais, assim como células espermáticas. As vesículas seminais fornecem cerca de 30% do volume do fluido seminal. O fluido das vesículas seminais é rico em nutrientes, inclusive ácido cítrico e aminoácidos e frutose, para prover uma fonte de energia para o metabolismo dos espermatozóides e aumentar a mobilidade dos espermatozóides.



Pênis:

O pênis é o órgão masculino através do qual tanto espermatozóides quanto urina saem do corpo. Ele é recoberto por uma camada frouxa de pele e é composto de tecido erétil semelhante a uma esponja, contendo seios grandes entremeados por veias e artérias. Durante a estimulação sexual, as artérias dilatam-se e o pênis fica ereto à medida que os tecidos esponjosos enchem-se de sangue. O tecido na extremidade do pênis forma a glande do pênis. Em um homem que não foi circuncidado, uma prega de pele frouxa, chamada prepúcio, recobre a glande do pênis. No processo de ejaculação, o pênis libera os espermatozóides contidos no fluido seminal no interior do corpo feminino para fertilização do ovo.


Nenhum comentário: